Ficha Técnica

plus minus gleich
Julgamento e Morte do Galo do Entrudo

Participantes na edição de 2010


Companhia Kull D’Sac (Valladolid, Espanha)
Maracaibo Teatro (Alicante, Espanha)
Trupilariante – Companhia de Teatro-Circo (Lisboa)
Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem (Vila Nova de Tazem)

Colectividades e Participantes colectivos
Aldeia SOS da Guarda
Alunos de Artes da Escola Secundária da Sé
Alunos do Curso de Animação Sociocultural do Instituto Politécnico da Guarda
Aquilo Teatro

Continuar...
 
 

Milhares de foliões viram o Galo sucumbir às chamas!

 

A Guarda assistiu na noite da passada segunda-feira ao espectáculo de Carnaval mais aclamado da região: o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo, um espectáculo produzido pela Culturguarda/TMG para a Câmara Municipal da Guarda. Nesta edição, o público voltou a responder à chamada e foram cerca de seis mil as pessoas que assistiram ao desfile pelas ruas da cidade e ao desfecho do julgamento na Praça Velha. O ritual foi cumprido: o Galo sucumbiu às chamas em plena Praça Velha após o seu julgamento. Isto, depois de revelar o seu testamento e de lhe ter sido concedido o seu último desejo.
Tal como em anos anteriores, no final foi servida uma saborosa Canja de Galo. De referir ainda que a organização contou com a participação directa de mais de 350 pessoas entre actores, músicos, colectividades, grupos profissionais, produção e técnica.

O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo 2012 foi inserido no programa “Politica das Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação” do programa “Mais Centro” (QREN).

   

Ficha da edição de 2013

Concepção e coordenação geral: Américo Rodrigues

Texto: Hélder Sequeira

Concepção e construção do galo: Rui Miragaia

Música original: José Tavares

Videomapping: Hugo Moreira, Mecca, João Pires e Pedro Baía

Produção: Culturguarda E.M. para a Câmara Municipal da Guarda

Continuar...
 

Vamos ao Galo!

Na noite de 20 de Fevereiro, a partir das 21h30, as ruas da Guarda vão dar lugar à folia carnavalesca da quinta edição do espectáculo “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”. Tal como em edições anteriores, esperam-se milhares de pessoas para seguir o cortejo do galo entre o Jardim José de Lemos e a Praça Velha da cidade. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, baseado em tradições populares da região como a “Queima do Entrudo” e o “Julgamento, Morte e Testamento do Galo”, um Carnaval cem por cento português, onde desfilam centenas de participantes oriundos das colectividades do concelho e também actores, músicos e animadores profissionais como a companhia de animação de rua Kull D’Sac (Valladolid, Espanha) e os seus números e malabarismos com fogo ou a música animada do Grupo de Zés P’reiras, Gigantones e Cabeçudos (Braga) e da Banda Sociedade Musical Estrela da beira (Seia).

Continuar...
   
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 3

logos_cmg_culturguarda