Ficha Técnica

plus minus gleich
Julgamento e Morte do Galo do Entrudo

Queime-se o galo, vamos à festa!

O Galo do Entrudo volta a ser julgado na Guarda a 7 de Março. A Culturguarda EM vai produzir para a Câmara Municipal da Guarda o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo. Trata-se de um espectáculo comunitário e de expiação, baseado em tradições da região como o jogo do galo e o enterro do Entrudo. O Galo é julgado e queimado na praça pública sendo-lhe atribuídas as culpas de todos os males do ano que passou. Com a morte do culpado, a esperança é renovada. Estas são as premissas deste Julgamento no qual o réu é o bode expiatório, a defesa de nada serve e a sala de audiências é a Praça Velha.

À semelhança das anteriores edições, este é um espectáculo de características populares, baseado na tradição mas revestido de modernidade. Um ritual comunitário de forte adesão popular. Nesta edição estão envolvidas mais de 400 pessoas, entre colectividades da região, actores, músicos e animadores.

Continuar...
 
 

O Carnaval nas ruas da Guarda desde 2001

Julgamento e Morte do Galo - 2008Pegando na tradição de diversas aldeias do concelho, a Câmara Municipal da Guarda, iniciou, em 2001 com o espectáculo “Guarda Milénio”, uma série de espectáculos de Carnaval que viriam a marcar a vida da cidade. Pegando no Jogo do Galo, de Pousade e o no Enterro do Entrudo de Famalicão da Serra, a autarquia acabou por criar um espectáculo comunitário de grande adesão popular.

Em 2001, "Guarda Milénio" foi produzido pela empresa Única, seguindo uma ideia original de Américo Rodrigues. O espectáculo chamou milhares de pessoas ao centro da cidade e chegou a ser premiado a nível nacional.

Continuar...
 

Espectáculo de Carnaval de 2010 foi um sucesso

Foram milhares as pessoas que responderam à chamada e que no passado dia 15 de Fevereiro de 2010 assistiram ao espectáculo de Carnaval “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”, nas ruas da cidade da Guarda. Apesar do frio e da chuva, mais de cinco mil pessoas assistiram ao desfile dos foliões desde a Alameda de Santo André até à Praça Velha. Um trabalho apenas possível graças à participação activa de mais de 400 pessoas, entre técnicos, colectividades, músicos, actores e grupos convidados, todos eles os verdadeiros responsáveis pelo sucesso deste espectáculo colectivo.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 3

logos_cmg_culturguarda