plus minus gleich

Espectáculo de Carnaval de 2010 foi um sucesso

Foram milhares as pessoas que responderam à chamada e que no passado dia 15 de Fevereiro de 2010 assistiram ao espectáculo de Carnaval “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”, nas ruas da cidade da Guarda. Apesar do frio e da chuva, mais de cinco mil pessoas assistiram ao desfile dos foliões desde a Alameda de Santo André até à Praça Velha. Um trabalho apenas possível graças à participação activa de mais de 400 pessoas, entre técnicos, colectividades, músicos, actores e grupos convidados, todos eles os verdadeiros responsáveis pelo sucesso deste espectáculo colectivo.

Já na Praça Velha, o julgamento foi uma luta renhida entre a acusação do galináceo e a defesa. No entanto, como aliás já todos o sabiam, o Galo foi condenado à fogueira. Antes porém, o réu teve direito a um último desejo. Este ano, o galináceo quis que lhe aparecesse o Anjo da Guarda, e assim aconteceu: um anjo (funâmbulo) cruzou a Praça Velha pelo ar, desafiando tudo e todos. Só depois de realizado o desejo, o galo sucumbiu às chamas purificadoras, deixando a cidade mais leve e mais feliz para o início de um novo ciclo.

Pelo meio, a organização distribuiu vinho da região ao público e no final foi servida uma monumental canja… de galo.

O Julgamento e Morte do Galo do Entrudo foi um espectáculo produzido pela Culturguarda/TMG para a Câmara Municipal da Guarda.

Texto do Julgamento e Morte do Galo do Entrudo

logos_cmg_culturguarda